Pular para o conteúdo principal

Elliott Smith: O gênio desconhecido do rock

Existem certos artistas que nasceram predestinados a freqüentarem uma pequena esfera musical, cercada de amantes de música muito boa, porém de pouco conhecimento do público em geral. Esse é o caso de Elliott Smith que com suas canções folk melancólicas e autodestrutivas conseguiu atrair um séquito de fãs fiéis, características do bom e velho indie rock. Suas músicas beiram a riqueza melódica a lá Beatles e chegam a desvairados e lisérgicos riffs de guitarra acompanhados de sua voz doce e incisiva. Steven Paul Smith nasceu em 06 de agosto de 1969, mesmo ano do aclamado Abbey Road dos Beatles, disco preferido do compositor. Elliot era apaixonado também pelo cantor Hank Williams e fã de rock mais pesados como AC/DC e Kiss. O cantor Elvis Costello também era uma influência forte em sua música. Elliott começou tocando baixo e montou sua primeira banda chamada Heatmiser. Chegaram a lançar três discos sendo o ultimo, Mic City Sons ,lançado pela major Virgin. Brigas e discussões dissolveram a banda e a carreira solo de Eliiot começava a despontar. Em 1994, saiu Roman Candle, seu primeiro disco solo, que trazia canções apenas com violão, tendo bateria somente em duas músicas. O disco traz grandes folks nervosos e agressivos definindo, ou como queiram alguns, rotulando, de folk punk. Todo o trabalho foi gravado em 4 canais trazendo baixa fidelidade ao som, que inglês é definido como lo-fi, características marcantes do bom indie rock. O segundo intitulado Elliott Smith é sombrio e recheado de canções que tem as drogas como inspiração, retratando também o forte envolvimento de Elliott com drogas pesadas. O cantor fala de heroína em “Needle in hay” (Agulha no feno) e cocaína em “The White Lady Loves You More” (A mulher Branca o ama Mais).Esse trabalho é o preferido dos fãs mais puristas. Em Either /Or o artista renasceu das cinzas graças ao diretor Gus Van Sant que colocou canções do álbum no ótimo filme “Gênio Indomável”. Pra quem não assistiu, a música “Miss Misery” foi escolhida pra terminar o filme, e é fantástica. Miss Misery chegou a ser indicada ao Oscar  de melhor canção, mas perdeu para o tema xarope do Titanic de Celine Dion. Elliott foi convidado pra tocar na cerimônia, mas de tão nervoso que estava errou parte da música.
















Solitário ao violão, Elliott Smith se apresentou na cerimônia do Oscar de 1998


Com certeza seu destino não era o mainstream, mas mesmo assim sua exposição com o Oscar atraiu a atenção da Dreamworks que logo contratou o rapaz, e 1998 saiu XO ( expressão internética que quer dizer abraços e beijos). As canções têm um tom mais leve e feliz, lembrando um dia de sol e piscina. Basta ouvir “Baby Britain” e você vai sentir um quê de Beach Boys, principalmente no pianinho e a melodia bem livre e solta. A bela “Oh, Well Okay”com certeza é uma das mais belas de Elliott Smith. Os arranjos de cordas e o solo choroso com slide abrem caminho para um desfecho vocal à moda de Brian Wilson. “Bottle up and Explode” tem ar de música pop e melodia grudenta. Não é a toa que XO foi um dos discos mais vendidos do compositor. Em 2000, saiu Figure 8 que é o seu quarto disco e traz canções maravilhosas e cheias de arranjos que segundo os fãs mais ardorosos soterraram a beleza das melodias. Elliott gravou o disco nos estúdios Abbey Road, o mesmo onde os Beatles gravavam seus álbuns. Não dá pra negar a forte influência Beatle em algumas músicas como “I Can´t Make Sound” e “Son of Sam” que tem sua letra inspirada no famoso serial killer americano Filho de Sam. Esse foi o ultimo trabalho gravado por Elliott enquanto ele ainda estava vivo. Elliott Smith faleceu em 21 de outubro de 2003 em seu apartamento em Los Angeles com duas facadas no peito. Depois de uma briga feia com sua namorada Jennifer Cibba, Elliott se trancou no banheiro e feito um samurai moderno praticou um haraquiri (ritual que consiste na obrigação ou dever do samurai em suicidar-se em determinadas situações, ou quando julga ter perdido a sua honra). A polícia não descartou até hoje a possibilidade de assassinato, tanto que o caso ainda permanece aberto na policia de Los Angeles.



"From A Basement On The Hill: O polêmico álbum póstumo


O póstumo e derradeiro álbum From A Basement On The Will foi lançado em 2004, ano após sua morte. Na verdade o disco já estava pronto em 2001, quando a major Dreamwork vetou o álbum, considerando-o depressivo demais. A primeira música "Coast A Coast" já chega com guitarras pesadas e raivosas, talvez os chefões da Dreamworks nem tenham ouvido o disco com atenção, pois a empolgante "Pretty (Ugly Before)" traz um sonoridade bem pra cima. Na canção Elliott parecia estar de bem com vida : “E eu me sinto bonito, bonito o bastante pra você Eu me sentia tão feio antes, não sabia o que fazer”. Porém na triste “Twilight” há um tom de quase adeus no trecho da letra: “Vou embora dormir na luz do sol eu não quero ver o dia quando estiver morrendo”. A conclusão do disco foi tortuosa e envolveu a família e produtores que queriam deixar o disco mais próximo do que Elliott queria. O produtor David Schnapf finalizou From A Basement On The Hill, que em algumas partes se perde por ter músicas em excesso. Elliott imaginava terminar esse trabalho de forma mais simples e direta possível, com canções resumidas a violões e guitarras. A grande luta do compositor foi também com músicos e produtores que nunca entenderam ou compreenderam a forma que ele queria trabalhar. Elliott Smith talvez pudesse chegar ao estrelato como uma vez quase chegou, mas sempre houve em suas músicas um tom de honestidade, palavra que os rock stars de hoje nem sabem o que quer dizer. Ele nunca se rendeu ao que ia de encontro com suas opiniões, e talvez por isso não tenha sucumbido à engrenagem cruel da indústria cultural. Na introspecção, Elliott encontrava sua verdadeira matéria prima pra criar lindas melodias e eternas canções. Desde a sua morte em 2003, seus fãs fizeram um memorial em sua homenagem, que fica em frente ao estúdio Solutions Audio em Los Angeles, local este onde o "songwriter" tirou a famosa foto de Figure 8. Vida longa a música sincera e genial de Elliott Smith.

Ouça as músicas de Elliott no My Space:


http://www.myspace.com/elliottsmithnewmoon

E também seus clips no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=zH8-lQ9CeyI



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maestro da batuta de ouro

Músico contribuiu para o desenvolvimento do ensino de música em Araras e para formação da Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo, atuante até os dias de hoje Baluarte e propagador da arte em Araras, o Maestro Franscisco Paulo Russo nasceu em Nápoles, na Itália em 21 de agosto de 1882. Aprendeu música em Nápoles e em Pizo, na Calábria, com o nobre maestro Jacob Percy. Em 1895, aos treze anos, veio pra o Brasil e ainda muito jovem se estabeleceu em Araras. Além de trazer seu conhecimento musical também contribuiu com sua força de trabalho, e começou a trabalhar como barbeiro, abrindo o Salão “Brasil”, localizado na Praça Oito de Abril. Desbravador da música e de personalidade artística multifacetada ministrava aulas de piano, teatro, e dramaturgia. Teve trabalho intenso com teatro em Araras criando o grupo de teatro amador “Grupo Dramático Operário” e a “Sociedade Recreativa de Danças”. Em dois de setembro de 1926, criou o curso de piano em Araras, e foi responsável t

Cicloturismo: Aventura em duas rodas por um dia

Modalidade ganha cada vez mais adeptos que querem fugir do stress do dia a dia  Por Horácio Busolin Júnior Mesmo em meio à cana é possível encontrar  áreas preservadas na região rural de Araras Créditos: Horácio Busolin Júnior “Bom dia, Grupo Café com Pedal, vamos acordar, levantar e pedalar. E para quem chegou agora nem vá dormir. Tome um banho, pegue a bike e vamos passear” – Mensagem enviada por João Luis Mendes, coordenador do Grupo de cicloturistas Café com Pedal de Araras. O sol ainda nem nasceu. São 5h20 da manhã do domingo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes e o grupo de cicloturistas de Araras Café com Pedal já se prepara pra mais uma jornada de emoção, aventura e adrenalina. O grupo conta com 100 ciclistas registrados e foi criado por João Luis Mendes, bancário e ciclista inveterado, que se apaixonou pela bicicleta há oito anos. Criado em 2011, o grupo vem ganhado novos adeptos, sejam eles ciclistas amadores ou profissionais. O nome Café com Pedal surgiu po