Desde o final de 2009, a cultura em Araras-SP tem sofrido modificações drásticas e o número de eventos e atividades praticamente dobrou. O responsável por essas mudanças é o então secretário Municipal de Ação Cultural e Cidadania, Marcelo Daniel, 47. Nesta última terça-feira tive a oportunidade de entrevistá-lo. Falamos bastante sobre seu trabalho como secretário e sua carreira de diretor e ator teatral. Bem à vontade em sua sala, que fica no Centro Cultural de Araras, Mussa, como é conhecido, nos concedeu uma entrevista direta e objetiva. Mussa é casado com Fernanda Daniel e pai de Sofia. Muito orgulhoso do que faz se declara sonhador e criativo: “Sou uma pessoa que gosta de conversar, bater bons papos e trocar idéias. Gosto de novidades, de inventar, de criar. Sou um sonhador, mas com pé no chão e idealista”. Confira abaixo trechos dessa entrevista:
Inteirados – Quando e como surgiu sua paixão pelo teatro?
Mussa – Em 1984, quando tinha 21 anos comecei a freqüentar espetáculos e conheci o diretor teatral Élcio Henrique de Campinas-SP, que me deu um empurrãozinho e instigou meu interesse por teatro. Logo depois me formei como ator profissional no Conservatório Carlos Gomes em Campinas e fiz também curso de Direção Teatral em Milão (Itália).
Inteirados – Atualmente você exerce o cargo de secretário de cultura de Araras, mas antes disso onde você trabalhava e com quais projetos teatrais se envolveu ao longo da carreira?
Mussa – Fui acessor de cultura do Governo do Prefeito Warley Colombini e também idealizador do Espaço Cultural Fábrica de Arte, que tinha ajuda de patrocínios e foi extinto há alguns anos. Também trabalhei no colégio Anglo como professor de teatro e coordenador de eventos da escola. Atualmente também sou diretor artístico do Centro de Pesquisa Teatral Claque. Agora quanto aos projetos teatrais foram mais de 50 espetáculos trabalhando como diretor, ator e iluminador. O primeiro o qual me apresentei profissionalmente foi o espetáculo Antígona de Sófocles, passando pela montagem premiada do Menino Maluquinho, Caravana da Ilusão, Ubu Rei, Contando e Cantando Zumbi, que foi premiado no Mapa Cultural Paulista em 1999. No ano passado junto com Centro de Pesquisa Teatral Claque, dirigi A volta do Malandro, adaptação da obra consagrada de Chico Buarque chamada Ópera do Malandro.
Inteirados – Qual conselho você daria para os estudantes de artes cênicas que sonham com uma carreira artística?
Mussa – Acima de tudo estudar muito e se dedicar de corpo e alma, buscando pesquisar sobre teatro, literatura e cultura em geral. Vivenciar experiências novas tanto no plano pessoal quanto profissional e também é necessária muita disciplina. Cito até a atriz Fernanda Montenegro que além de uma bagagem cultural extensa conseguiu atingir maturidade de experiência de vida, e com certeza isso conta muito na hora do ator constituir uma personagem.
Inteirados – Hoje como secretário de Cultura você acredita que o povo em geral se interessa por cultura? Quais foram as principais realizações da secretaria sob seu comando?
Mussa – Acredito que o povo se interessa e muito por cultura. O que realmente faltava eram possibilidades para que o povo pudesse prestigiar e absorver cultura. Não existia exatamente um movimento cultural pra atrair a população. Desde que assumi a secretaria praticamente não paro em casa, e o número de eventos e atividades dobrou. Estamos trabalhando na intensa formação de um público que vem crescendo a cada mês, como também a democratização da arte com ruas e praças sendo transformadas em espaço culturais. Só pra citar algumas de nossas principais realizações temos pra esse mês de junho o Arraial da Praça com barracas de comidas típicas, quadrilhas, atrações musicais e decoração junina. No parque ecológico de nossa cidade será montado o Circo Venegas e o Cinemóvel, que é uma mostra itinerante de filmes nacionais e vai ficar montado na Av. Presidente Castelo Branco no Bairro Narciso Gomes. Sem contar as diversas atrações todos os fins de semana que já viraram costume como o Rock no Lago e o Chorinho do Barão na Praça Barão de Araras.
Inteirados – Pra finalizar gostaria que você fizesse uma perspectiva dos futuros planos para a cultura na cidade de Araras-SP.
Mussa – Estamos trabalhando duro pra tentar trazer para cidade um conservatório musical. Pretendemos também trazer mais companhias teatrais profissionais para ministrarem oficinas. E é claro nosso maior objetivo é tentar atingir todos os setores da sociedade nunca deixando de trabalhar em prol da disseminação da cultura em nossa cidade.
Fui dirigida por Mussa, Marcelo Daniel na peça Contanto e Cantando Zumbi, foi ótimo, saudades... Verônica é minha filha, eu sou Deise.
ResponderExcluir