O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18). A informação foi divulgada pela família do escritor de "Ensaio sobre a cegueira" e confirmada em seu site oficial. “Hoje, sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30 horas [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", diz uma nota assinada pela Fundação José Saramago e publicada na página do escritor na internet. Vencedor do prêmio Nobel em 1998, Saramago era considerado o maior escritor da língua portuguesa e foi também vencedor do prêmio Camões. Seu estilo único de escrita com parágrafos longos e escassez de pontuações polemizou sua obra. Dentre as obras mais importantes estão O evangelho segundo Jesus Cristo, A balsa da pedra, Viagem do elefante, História do Cerco de Lisboa e Ensaio sobre a cegueira que teve sua história levada para as telas do cinema através do diretor brasileiro Fernando Meirelles. O escritor, que é avesso a adaptações de suas obras para o cinema, assistiu ao filme e se emocionou elogiando o trabalho do diretor brasileiro. Saramago sempre foi crítico costumaz, e em artigo publicado no blog “Outros Cadernos de Saramago” criticou a construção dos muros em volta da favela da rocinha. “Cá para baixo, na Cidade Maravilhosa, a do samba e do carnaval, a situação não está melhor. A ideia, agora, é rodear as favelas com um muro de cimento armado de três metros de altura. Tivemos o muro de Berlim, temos os muros da Palestina, agora os do Rio. Entretanto, o crime organizado campeia por toda a parte, as cumplicidades verticais e horizontais penetram nos aparelhos de Estado e na sociedade em geral. A corrupção parece imbatível. Que fazer?”, declarou Saramago no texto Raposa do Sol que está no blog Outros Cadernos de Saramago. O escritor vivia em Lanzarote desde 1993 e era casado com a jornalista Pilar Del Rio. Nos últimos anos Saramago foi hospitalizado por diversas vezes principalmente por problemas respiratórios.
O Inteirados ficou triste e surpreendido com a noticia que abalou o mundo da literatura. Pra conhecer mais sobre o autor acessem seu blog na WEB:
E fica também a dica de leitura de Ensaio sobre a Cegueira, livro no qual Saramago conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, metáfora da cegueira social.
Comentários
Postar um comentário