Pular para o conteúdo principal

Eterno Lutador


   Dono de voz calma e suave, Wilson Daroz, jogador da equipe de vôlei adaptado de Araras, abriu seu coração e em duas interruptas horas explicou porque o esporte dá sentido a sua vida. O atleta sentado no sofá de sua casa é bem diferente do guerreiro das quadras, mas mesmo assim seu espírito inquieto de menino aparece e reaparece nos intervalos de suas histórias.
   Desempenhando o papel de eterno lutador, o atleta, químico, administrador de empresas e vereador da Câmara Municipal do Idoso em Araras, tem 72 anos, e não só esbanja seriedade no que faz, mas também realiza várias atividades na equipe de vôlei que criou em 2001. “Além de técnico, também exerço vários papeis nessa luta contínua pela paixão ao vôlei. No time faço um pouco de tudo e às vezes até assumo o cargo de roupeiro”, comenta Daroz.
A paixão pelo esporte veio desde a adolescência quando jogava vôlei no time da escola estadual “Cesário Coimbra” em Araras. O atleta que é de Leme estudava em Araras e cultivou por anos inúmeras amizades. Foi na cidade que conheceu sua mulher, Itamar Cressoni Daroz, que tem 68 anos e também é jogadora de vôlei adaptado.
O cotidiano do casal é bem intenso e até mais movimentado que a rotina de jovens de 14 ou 15 anos. “Não perdemos tempo assistindo novela ou ficando em casa sem ter o que fazer. Levo minha mulher treinar em Piracicaba duas vezes por semana e ainda crio fôlego pra treinar três vezes por semana com o time de vôlei”, ressalta.
O rosto de Wilson estampava alegria e confiança quando relatou sua mais recente conquista: campeão de vôlei masculino do Jori 2011.  A vitória ainda fresca em sua memória aconteceu no encerramento da etapa disputada em Araras, no dia 2 de outubro.
O time masculino de vôlei adaptado de Araras foi criado e idealizado por Daroz em 2001 e já coleciona ótimas colocações nos jogos. “No começo do time recrutei vários amigos de minha época de escola. Metade da equipe que foi criada permanece até hoje, o que prova a união e companheirismo que cultivamos”, aponta.
O nome de Araras é respeitado nas competições muito devido as conquistas da equipe que já é tetra campeã dos Jori, colecionando os títulos de 2001, em Rio Claro, 2004, em Serra Negra, 2008, em Jundiaí e o título atual em 2011. Além disso, a equipe conquistou o campeonato estadual em 2008 nos Jogos Estaduais dos Idosos disputados em São José dos Campos.
O atleta durante etapa dos Jori 2011, realizada em Araras
A integração e o companheirismo são marca forte da equipe que na disputa dos jogos leva familiares para acompanhar e torcer por eles. “Nossa mulheres sempre nos acompanham nas competições. Ao invés de ficarmos nos alojamentos, preferimos até gastar um pouco mais, ficando em hotéis. Com certeza isso contribui muito para o bom relacionamento, criando um ambiente mais harmônico”, destaca.
A equipe é formada por metade de atletas com mais de 70 anos que na quadra mostram vigor, experiência e motivação. Para Daroz a atividade esportiva ajuda muito a aumentar a qualidade de vida nessa idade. “Tem um médico que freqüento que me disse uma vez: ‘Continua com o seu time, pois tenho percebido que muita gente sumiu do consultório para reclamar de doenças e outros males”, disse rindo Daroz. Ainda segundo ele, seus companheiros no time passaram a levar uma vida mais regrada, garantindo assim condição física acima da média.
Nesse ano de 2011, a equipe de Daroz quase ficou desfalcada. O jogador Frederico José Chinaglia, operou de um câncer e por pouco não participou dos jogos. “Ficamos muito felizes quando soubemos que o Chinaglia disputaria os jogos. A doença o abateu num momento difícil, porém o espírito de competição, superação e esperança fizeram com que ele juntasse forças e jogasse conosco”, declarou emocionado.

*Wilson Daroz faleceu no dia 14 de julho aos 73 anos. Era casado e residia em Araras, na rua America, 126 - Centro. A reportagem acima foi realizada em novembro de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elliott Smith: O gênio desconhecido do rock

Existem certos artistas que nasceram predestinados a freqüentarem uma pequena esfera musical, cercada de amantes de música muito boa, porém de pouco conhecimento do público em geral. Esse é o caso de Elliott Smith que com suas canções folk melancólicas e autodestrutivas conseguiu atrair um séquito de fãs fiéis, características do bom e velho indie rock. Suas músicas beiram a riqueza melódica a lá Beatles e chegam a desvairados e lisérgicos riffs de guitarra acompanhados de sua voz doce e incisiva. Steven Paul Smith nasceu em 06 de agosto de 1969, mesmo ano do aclamado Abbey Road dos Beatles, disco preferido do compositor. Elliot era apaixonado também pelo cantor Hank Williams e fã de rock mais pesados como AC/DC e Kiss. O cantor Elvis Costello também era uma influência forte em sua música. Elliott começou tocando baixo e montou sua primeira banda chamada Heatmiser. Chegaram a lançar três discos sendo o ultimo, Mic City Sons ,lançado pela major Virgin. Brigas e discussões dissolveram a

Maestro da batuta de ouro

Músico contribuiu para o desenvolvimento do ensino de música em Araras e para formação da Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo, atuante até os dias de hoje Baluarte e propagador da arte em Araras, o Maestro Franscisco Paulo Russo nasceu em Nápoles, na Itália em 21 de agosto de 1882. Aprendeu música em Nápoles e em Pizo, na Calábria, com o nobre maestro Jacob Percy. Em 1895, aos treze anos, veio pra o Brasil e ainda muito jovem se estabeleceu em Araras. Além de trazer seu conhecimento musical também contribuiu com sua força de trabalho, e começou a trabalhar como barbeiro, abrindo o Salão “Brasil”, localizado na Praça Oito de Abril. Desbravador da música e de personalidade artística multifacetada ministrava aulas de piano, teatro, e dramaturgia. Teve trabalho intenso com teatro em Araras criando o grupo de teatro amador “Grupo Dramático Operário” e a “Sociedade Recreativa de Danças”. Em dois de setembro de 1926, criou o curso de piano em Araras, e foi responsável t

Cicloturismo: Aventura em duas rodas por um dia

Modalidade ganha cada vez mais adeptos que querem fugir do stress do dia a dia  Por Horácio Busolin Júnior Mesmo em meio à cana é possível encontrar  áreas preservadas na região rural de Araras Créditos: Horácio Busolin Júnior “Bom dia, Grupo Café com Pedal, vamos acordar, levantar e pedalar. E para quem chegou agora nem vá dormir. Tome um banho, pegue a bike e vamos passear” – Mensagem enviada por João Luis Mendes, coordenador do Grupo de cicloturistas Café com Pedal de Araras. O sol ainda nem nasceu. São 5h20 da manhã do domingo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes e o grupo de cicloturistas de Araras Café com Pedal já se prepara pra mais uma jornada de emoção, aventura e adrenalina. O grupo conta com 100 ciclistas registrados e foi criado por João Luis Mendes, bancário e ciclista inveterado, que se apaixonou pela bicicleta há oito anos. Criado em 2011, o grupo vem ganhado novos adeptos, sejam eles ciclistas amadores ou profissionais. O nome Café com Pedal surgiu po