Pular para o conteúdo principal

Além do que se vê

Fotógrafo e radialista cegos rompem as barreiras do improvável e provam que a inclusão de deficientes no mercado de trabalho da comunicação é possível

Fernando Carvalho
Horácio Busolin Júnior

Citando José Saramago, “É uma grande verdade a que diz que o pior cego foi aquele que não quis ver”. Essa cegueira branca na qual Saramago usa como alegoria no livro “Ensaio sobre a cegueira”, pode ser aplicada no dia a dia quando as pessoas passam a não reconhecer a capacidade de pessoas com deficiência de ingressar no mercado de trabalho.
No Brasil, segundo dados do Censo Demográfico de 2010 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 45.606.048 milhões de pessoas declararam ter pelo menos uma das deficiências, o que corresponde a 23,9% da população brasileira.
         Outro dado que chama a atenção e preocupa é de que desse total, 53,8% (23,7 milhões) das pessoas declaram estar desocupadas ou não são economicamente ativas. Em contrapartida, números do IBGE também apontam crescimento no número de pessoas com deficiência ocupadas, que chega a 23,6%, ou seja, 20,4 milhões do total de 86,4 milhões de brasileiros ocupados.
          Nessa selva de pedras de disputa por um lugar ao sol, a luta desses profissionais em extrapolar limites também se intensifica no jornalismo, na fotografia e no rádio. Quebrando tabus e tornando o improvável uma realidade concreta, quem imaginaria que um fotógrafo possa ser cego ou que um radialista também com deficiência visual possa dar resultados de jogos sem poder ler uma linha?
         As duas histórias parecem insólitas e tão inacreditáveis quanto uma chuva de sapos. Mas não. Elas são verdadeiras e serão cristalizadas em palavras pela Revista Painel nesta reportagem, que irá trazer a luz a vida profissional do fotógrafo Teco Barbero, de Sorocaba e do radialista Marcelo Eduardo Marchi, da cidade de Leme-SP.
Com menos de 10 % da visão, o fotógrafo Teco Barbero utiliza o tato para fotografar

Fotografar sem a visão?

            “Nem tudo é só imagem em uma foto. O som e a sensibilidade podem fazer parte do que se vai retratar. Talvez se o fotógrafo tocar em uma árvore antes de fazer a foto, ele tenha uma percepção mais sensível do que está em sua volta. A foto com sensibilidade agrega bem mais valores técnicos e estéticos” – Teco Barbero

            Tirar fotos sem utilizar a visão. Seria isso possível? Para o jornalista e fotógrafo sorocabano Antonio Walter Barbero, 31 anos, a atividade se tornou realidade. Com deficiência visual rara chamada persistência de vítreo primária, o jornalista possui visão de 5% a 10% e vê tudo o que as outras pessoas veem, porém com bem menos potência.
            Andando com desenvoltura pela sua casa, entre a sala e cozinha, não se nota a deficiência visual. Simpático, divertido e comunicativo, Teco Barbero, como é popularmente chamado, desde pequeno sempre driblou as dificuldades estudando e trabalhando como qualquer pessoa normal.
            Na época em que entrou na escola, a palavra inclusão de deficientes ainda era recente. Teve a ajuda dos professores e principalmente de uma tia que o acompanhava durante as aulas. Não possui uma boa leitura braile e como enxergava um pouco, foi incentivado a ler e escrever normalmente. Sua escrita e leitura não são tão ágeis, mas com persistência consegue ler o jornal por pelo menos 2 horas.
O jornalismo surgiu quase que por acaso. Primeiro queria fazer a faculdade de idiomas, por ter facilidade e gostar da profissão de intérprete. Porém em Sorocaba na época, não tinha esse curso e por indicação de professores e amigos, decidiu cursar jornalismo na Uniso (Universidade de Sorocaba).
Fazer a faculdade foi um desafio e no início chegou a ouvir palavras desanimadoras. “Cheguei a sentir certa relutância de alguns alunos que me questionavam: - Como você irá fazer quando tiver as matérias de fotojornalismo e telejornalismo? Aí respondi: ‘Quando chegar lá eu vejo como farei, não vou desanimar’, disse o fotógrafo.
Muito por coincidência, o encontro com a fotografia aconteceu no segundo semestre do curso, quando por meio de iniciativa do professor Werington Kermes, Teco foi convidado para participar de uma oficina de fotografia para deficientes visuais. O professor decidiu realizar uma oficina com 12 alunos cegos, após assistir ao filme “Janela da Alma”, de 2001, que mostrava as experiências do esloveno e fotógrafo cego, Edgen Bavcar.
“A oficina durou seis meses e proporcionou que deficientes visuais se sentissem incluídas na sociedade, podendo até tirar fotos da família e de eventos. Para mim o curso teve um caráter mais sério, tanto que usei os conhecimentos que adquiri para realizar meus trabalhos na disciplina de fotojornalismo”, contou Teco.
Após ter-se formado, já em 2009, recebeu o convite para realizar fotos para campanha publicitária da Associação Desportiva para Deficientes (ADD). O feito mudou sua vida profissional, e desde então passou a ensinar sua técnica.
“Meu objetivo é ministrar essas oficinas nas faculdades, principalmente de jornalismo, e capacitá-las para poder receber alunos com deficiência”, conclui.
Após o reconhecimento do trabalho que realizou na campanha publicitária, recebeu convite pra trabalhar como editor do jornal interno da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba). Por ser avesso ao uso de computador, não usa qualquer tipo de programa de acessibilidade e acabou adotando uma rotina um tanto incomum, mas que com ajuda dos colegas funciona.
“Peço que as pessoas me entreguem as matérias impressas e as leiam pra que possa editá-las. Devido a boa audição e memória que possuo, acredito que o processo vem dado resultado”, conta Teco.

Medindo um palmo o fotógrafo mede a distância entre a máquina fotográfica e a pessoa a ser retratada


Sentindo as imagens
A sensibilidade tátil também é um dos pilares que sustentam a rotina de trabalho do jornalista. O enquadramento das fotos para um fotógrafo que não enxerga, segundo as técnicas de Teco, é orientado pelo tato. Com a mão, medindo um palmo, o fotógrafo controla a posição e a distância que o objeto ou pessoa a serem retratados estão da máquina fotográfica.
Se a foto que a pessoa quiser tirar for de curta distância, basta apenas posicionar a máquina na altura dos olhos, sentir onde está o botão e clicar. Caso a foto seja de uma distância maior, será necessário que o fotógrafo, sem mudar sua posição, dê de dois a três passos pra trás e bata a foto.
            Teco esclarece uma questão comumente lembrada pelos alunos das oficinas. Se a foto é tirada por um cego que não pode vê-la, qual então o sentido de fazer a oficina? Teco responde: - Não tenho a ambição de torná-los fotógrafos profissionais. A foto serve para que eles sintam o ambiente onde estão, seja na praia ou paisagem e possam compartilhar com a família.
            O processo imaginativo também é peça chave na fotografia para cegos. O esloveno Edgen Bavcar diz fazer suas fotos com o olhar da imaginação. Perdeu a visão aos 12 anos, e passou a tirar fotos com 17 anos, depois que emprestou uma câmera fotográfica da irmã. A fotografia para ele surgiu como forma de liberar imagens que existiam em sua cabeça e no interior de sua alma.
            “Para o deficiente visual quem enxerga não são olhos, mas sim o cérebro, que projeta a imagem por meio do conjunto de sensações como tato, olfato e audição captados.”, explica Teco.
Teco também utiliza as mesmas técnicas de Bavcar, incluindo a foto orientada por áudio descrição. Em fotos mais complexas como paisagens ou mesmo objetos de tamanho maior como um carro ou uma casa, o fotógrafo precisa da ajuda de um acompanhante que descreve o ambiente ou uma paisagem.

Radialista deficiente visual Marcelo Marchi recebendo orientações de sua mulher que lhe passa as informações oralmente

Memória de elefante
Quem ouve a narração do plantonista esportivo da rádio Educadora nem imagina que ali está o deficiente visual Marcelo Eduardo Marchi, 34 anos. Com carreira de 12 anos no rádio, o radialista possui apenas 4% da visão, ou seja, Marcelo enxerga apenas vultos que oscilam de zero a quatro por cento.
            O radialista, que não aprendeu a ler em braile, conta com a memória privilegiada para decorar os textos. Sua mulher Débora Alexandre Marchi o auxilia e fica encarregada de coletar as informações e passá-las oralmente ao marido. Paralelo a isso, Marcelo tem seu próprio radinho de pilha, onde também ouve o resultado dos jogos.
            “A memória tem que ser sempre treinada e estimulada. Desta forma, ela nunca te deixará na mão. Não nego que às vezes é um pouco cansativo. Mas acostumei-me a trabalhar assim, e hoje se eu falar qualquer informação três vezes eu não esqueço mais” concluiu.
Antes mesmo de trabalhar no rádio Marcelo Marchi desde criança adorava ficar o dia todo gravando, ouvindo e corrigindo sua voz para o programa de esporte que fazia sozinho em sua casa. Marcelo montava o programa em fitas cassetes no rádio, que ganhara de sua mãe.
Seu grande sonho começou em 1999 quando ingressou como locutor na rádio Cultura de Leme. Sua função era como retaguarda esportiva, que era pegar resultados para outro plantonista. Quando este mesmo plantonista mudou de emissora, Marcelo foi convidado a assumir o lugar do locutor. No começo ficou um pouco com medo, mas sua grande chance de realizar seu sonho de trabalhar com rádio falaram mais alto.
            Desde que perdeu o pai, em 1982 com apenas 04 anos de idade, quis seguir seu caminho com as próprias pernas. Abandonou a escola para poder trabalhar e começou cedo como ajudante de caminhão. O fato de ter abandonado a escola não foi por motivo de preconceito, mas sim por não conseguir se adaptar as aulas dos professores.
A deficiência visual nunca foi empecilho para Marcelo, que se considera um autodidata. “O mundo não tem que se adaptar a gente. Pelo contrário, nós é que temos que se adaptar a ele, criando alternativas para poder fazer aquilo que sentimos vontade. Se você ficar parado, esperando alguma coisa acontecer, você não vai alcançar nada na sua vida”, desabafa Marchi.
            Realizando o sonho de criança, desde que construía sua própria rádio em casa com fitas cassetes, Marcelo conseguiu alcançar seu sonho e há 06 anos trabalha na Rádio Educadora 1020 AM de Limeira e também na Rádio Brasil 101,1 AM de Leme.

O radinho de pilha, amigo inseparável do locutor

Enxergando com os ouvidos

A percepção de mundo dos cegos difere completamente daqueles que enxergam, não só pelo fato de não poderem ver, mas sim por ter outros sentidos como audição, tato e olfato e até a memória mais apuradas. Qual será então a explicação para o desenvolvimento dessas capacidades? Podem ser adquiridas ou já estão transcrita no DNA?
            No caso de Teco Barbero e Marcelo Eduardo Marchi, que já possuem déficit visual intra-útero, a maior eficiência desses sentidos é explicada pela neuroplasticidade, que é a capacidade que o cérebro tem de remapeamento das conexões das nossas células nervosas, o processo que nos ajuda no aprendizado.
            Neste caso, os neurônios responsáveis pela visão foram perdidos e substituídos por outros com função redirecionada. Até a década de 70, imaginava-se que as células nervosas não possuíam a capacidade de reproduzir-se. Porém com a descoberta da neuroplasticidade, os neurônios mesmo que lentamente, se regeneram.
Para o médico neurocirugião Humberto Barbosa, é que como se o cérebro se reprogramasse para poder suprir o déficit da área que sofreu a lesão. “Essa alteração funcional causa hipertrofia de sistemas, ou seja, quando a pessoa perde a visão, o cérebro precisa criar sistemas de defesa e passa a produzir mais proteínas para outros sentidos que não a visão. Neste caso, a cinestesia, capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, será definida pelo tato, olfato ou audição”, explica o especialista.
 O mesmo raciocínio pode explicar a “memória de elefante” do radialista, que segundo o médico, foi potencializada. “Desde pequeno ele não aprendeu braile, até porque já possuía a memória auditiva importante. A partir disso a atividade só foi potencializada e desenvolvida no decorrer dos anos, até pra suprir o déficit de suas outras capacidades”, ressalta.

Luta pelos direitos dos deficientes
Lutando pela exigência de direitos desses profissionais e o preconceito que sofrem no cotidiano, a webjornalista Kátia Fonseca, que trabalha Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) em Campinas e membro do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, realizou em 2010 um cadastro de jornalistas profissionais portadores de deficiência para oferecer serviços a empresas jornalísticas, assessorias de imprensa ou trabalhadoresfreelancers.
O serviço, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), tem por objetivo intensificar o cumprimento da Lei de Cotas, criada em 1991, que prevê a contratação obrigatória de profissionais com deficiência por empresas que tenham acima de 100 funcionários.
O cadastro ainda está tímido e recebeu poucas adesões. “Com a lei a empresas tem por obrigatoriedade a contratação. Isso facilita o ingresso desses profissionais no mercado. Porém pouquíssimos jornalistas com deficiência nos procuraram. Talvez esteja faltando mais divulgação”, afirma.
Para Kátia, que é portadora de nanismo acondroplásico em consequência de má formação óssea congênita, diz que quando começou a estudar e trabalhar encontrou muitos desafios e obstáculos. Ela recorda que na época em que começou no jornalismo, em 1990, as empresas não davam o apoio que dão hoje, até porque ainda não eram obrigadas a empregar esses profissionais.
Com a criação da Lei de Cotas, há 21 anos, o panorama está sendo alterado. Porém, segundo ela ainda é preciso mais esforço para seu cumprimento. 
“As grandes empresas estão cumprindo a Lei de Cotas, mas não totalmente. Isso ainda é um "nó" que precisa ser desatado. É um jogo de força entre empresários, que não querem gastar dinheiro”, afirma a jornalista.
      Não dando a luta por vencida, a jornalista persistiu no sonho de escrever, e após sair da FaculdadeCatólica São Leopoldo, em Santos (SP), onde se formou, trabalhou como freelancer no jornal semanal O Vale, na cidade de Registro (SP). Foi assessora de imprensa no Sindicato dos Urbanitários de Santos e, por fim, mudou para Campinas trabalhar no jornal Correio Popular.
No início de sua carreira, chegou a trabalhar como repórter de rua, No entanto a falta de acessibilidade nas cidades, nos prédios públicos, a impossibilitava de chegar aos locais para as matérias. “Se o repórter cadeirante chega a algum desses lugares para fazer uma cobertura e depara com uma escadaria, seu trabalho será em vão”, alerta Kátia.
Esse entendimento da sociedade na aplicação de políticas públicas de acessibilidade podem ganhar potência e destaque, se o preconceito for derrotado. Assim define a jornalista, que vê como maior antídoto para matar essa doença a informação.
“ONGs geridas pelas próprias pessoas com deficiência são fundamentais para informar sobre a realidade do cotidiano das pessoas com deficiência. Cabe a elas mostrar à sociedade como vivem, do que são capazes e o quanto são iguais a todo mundo, apesar das diferenças”, exalta a jornalista.

Dando voz a quem não tem vez 
A sociedade também já se mobiliza, criando novos canais de mídia para a difusão de conteúdo para o público deficiente. Um dos exemplos é o projeto a Vez da Voz, Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada em 2004 com objetivo de produzir telejornais, programas de rádio e conteúdos de mídia com narração, Língua de Sinais, legenda e audiodescrição.
A iniciativa cumpre a Portaria nº 310 de 27 de junho de 2006, que aprovou a Norma Complementar nº 01/2006 e dispõe sobre acessibilidade para pessoas com deficiência na programação veiculada na televisão.
Além disso, o projeto serve de via alternativa para dar oportunidade de emprego aos profissionais com deficiência que desejam trabalhar na comunicação. O conteúdo dos vídeos e rádio é produzido por repórteres e apresentadores com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, cognitiva ou auditiva.
O projeto, coordenado pela fonoaudióloga, doutora em lingüística, professora de português, escritora e presidente da ONG Vez da Voz Cláudia Cotes, tem como destaque a produção do Telelibras, primeiro telejornal do Brasil voltado para a comunidade surda e que é apresentado pela deficiente visual e também cantora e compositora Sara Bentes.
Para Cláudia Cotes, a realização do Telelibras surge como proposta inovadora para o futuro da inclusão na TV no Brasil. Tanto na recepção quanto na possibilidade de inclusão dos profissionais, que segundo ela, ainda não acontece como deveria.
“O jornalismo não absorveu a inclusão para si próprio. Falta capacitação nas faculdades e as emissoras precisam querer cumprir a lei, criar condições de acessibilidade na Comunicação. Falta conhecimento sobre o assunto”, alerta Cláudia.
A criação do Telelibras impulsionou a visita ao site da ONG http://www.vezdavoz.com.br/site/index.php, que subiu de 10 mil para 25 mil acessos mensais. Porém por falta de verbas pra seguir em frente, o projeto está parado. “Os projetos da Vez da Voz foram bem aceitos e premiados. Mas começaram a crescer de tal maneira, que precisavam de mais recursos. As empresas também são relutantes em investir, o que fez com que parássemos o projeto”, lamenta Cláudia. 


*matéria publicada na Revista Painel - Ciência e Cultura n º74 - produzida em 2012 por alunos do curso de jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elliott Smith: O gênio desconhecido do rock

Existem certos artistas que nasceram predestinados a freqüentarem uma pequena esfera musical, cercada de amantes de música muito boa, porém de pouco conhecimento do público em geral. Esse é o caso de Elliott Smith que com suas canções folk melancólicas e autodestrutivas conseguiu atrair um séquito de fãs fiéis, características do bom e velho indie rock. Suas músicas beiram a riqueza melódica a lá Beatles e chegam a desvairados e lisérgicos riffs de guitarra acompanhados de sua voz doce e incisiva. Steven Paul Smith nasceu em 06 de agosto de 1969, mesmo ano do aclamado Abbey Road dos Beatles, disco preferido do compositor. Elliot era apaixonado também pelo cantor Hank Williams e fã de rock mais pesados como AC/DC e Kiss. O cantor Elvis Costello também era uma influência forte em sua música. Elliott começou tocando baixo e montou sua primeira banda chamada Heatmiser. Chegaram a lançar três discos sendo o ultimo, Mic City Sons ,lançado pela major Virgin. Brigas e discussões dissolveram a

Maestro da batuta de ouro

Músico contribuiu para o desenvolvimento do ensino de música em Araras e para formação da Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo, atuante até os dias de hoje Baluarte e propagador da arte em Araras, o Maestro Franscisco Paulo Russo nasceu em Nápoles, na Itália em 21 de agosto de 1882. Aprendeu música em Nápoles e em Pizo, na Calábria, com o nobre maestro Jacob Percy. Em 1895, aos treze anos, veio pra o Brasil e ainda muito jovem se estabeleceu em Araras. Além de trazer seu conhecimento musical também contribuiu com sua força de trabalho, e começou a trabalhar como barbeiro, abrindo o Salão “Brasil”, localizado na Praça Oito de Abril. Desbravador da música e de personalidade artística multifacetada ministrava aulas de piano, teatro, e dramaturgia. Teve trabalho intenso com teatro em Araras criando o grupo de teatro amador “Grupo Dramático Operário” e a “Sociedade Recreativa de Danças”. Em dois de setembro de 1926, criou o curso de piano em Araras, e foi responsável t

Cicloturismo: Aventura em duas rodas por um dia

Modalidade ganha cada vez mais adeptos que querem fugir do stress do dia a dia  Por Horácio Busolin Júnior Mesmo em meio à cana é possível encontrar  áreas preservadas na região rural de Araras Créditos: Horácio Busolin Júnior “Bom dia, Grupo Café com Pedal, vamos acordar, levantar e pedalar. E para quem chegou agora nem vá dormir. Tome um banho, pegue a bike e vamos passear” – Mensagem enviada por João Luis Mendes, coordenador do Grupo de cicloturistas Café com Pedal de Araras. O sol ainda nem nasceu. São 5h20 da manhã do domingo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes e o grupo de cicloturistas de Araras Café com Pedal já se prepara pra mais uma jornada de emoção, aventura e adrenalina. O grupo conta com 100 ciclistas registrados e foi criado por João Luis Mendes, bancário e ciclista inveterado, que se apaixonou pela bicicleta há oito anos. Criado em 2011, o grupo vem ganhado novos adeptos, sejam eles ciclistas amadores ou profissionais. O nome Café com Pedal surgiu po